O que é Marketing Digital ? 🎯


Olá esquisitos! Tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos falar um pouco sobre marketing digital. Aliás, ele está ao nosso redor o tempo todo, seja na internet ou na vida real, somos bombardeados de informação a todo momento e isso muda nosso comportamento, nosso consumo (principalmente), nossas relações e a forma como vemos o mundo. 

Mas afinal, o que é o marketing? Para isso, vou explicar melhor a história do marketing!

  • História e Definição de Marketing: 


Desde o surgimento do comércio, vendedores ambulantes usavam técnicas de convencimento e persuasão para se destacarem uns dos outros porém o estudo de mercado surgiu, de fato, durante a Revolução Industrial, por conta da necessidade de uma melhor administração da logística e produtividade das indústrias, com a intenção de aumentar os lucros pois na época a concorrência não era algo para se preocupar.

Foi então que durante a Segunda Guerra Mundial, o número do mercado começou a crescer e preocupar os donos das indústrias em como eles iriam atrair mais consumidores criando uma cultura de vender a qualquer custo. 

Durante a década de 1960, começaram a surgir estudos mais aprofundados sobre marketing isso graças à Theodore Levitt, formado em Economia e professor em Harvard, lançou um artigo na revista Harvard Business Review, chamado "Miopia de Marketing" que trouxe uma reflexão sobre a importância de satisfazer os clientes que revolucionou o comportamento do mercado. A partir desse momento trazer benefícios para os clientes era muito mais eficiente do que vender a qualquer custo. Em 1967, Philip Kotler, considerado o pai do marketing lançou seu primeiro livro chamado "Administração de Marketing" que trouxe de forma mais definitiva o conceito de marketing que é utilizado até hoje, que seria: 

"Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro."

Ou seja, marketing não é apenas seguir as grandes estratégias, os hacks ou promover tudo de forma sensacionalista. É estudar a necessidade do cliente e qual o problema que ele tem para que tenha uma conversão, entregando valor para os dois lados, o consumidor com a satisfação de ter a necessidade ou um problema resolvidos e a empresa tendo sua venda bem sucedida. 

Marketing nada mais é do que o estudo do mercado e suas tendências sempre buscando atender o desejo do público alvo. 

Se formos ver a origem da palavra, em inglês é market que significa mercado


Marketing = Market (inglês) = Mercado 

  • Os 4P's do Marketing 

Para entendermos ainda mais sobre marketing, precisamos saber os 4P's do marketing que são os conceitos básicos para gerar qualquer campanha, que também pode ser chamado de Mix de Marketing ou Composto de Marketing.

Os 4P's são os pilares mais importantes dentro da estratégia de marketing, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. 

Produto: É o que o consumidor está atrás, o desejo que ele tem, a necessidade. O diferencial está aplicado justamente no produto sendo no design, no ciclo de vida ou nos atributos. Todo produto é feito baseado em uma Persona.

Preço: É o valor cobrado pela solução ou o Produto que você oferece

Praça: É como o cliente chega até o serviço e como você vai chegar até o seu cliente, seja por meios digitais ou tradicionais. 

Promoção: É como a marca se torna conhecida. Também diz respeito ao tom de voz da empresa, como ela se comunica com o público alvo. Isso também está relacionado com Branding. 

Para saber mais sobre os 4P's do Marketing, leia este artigo. 


  • Tipos de Marketing
Dentro do marketing, existem diferentes assuntos a serem tratados para diferentes finalidades  
  • Marketing Digital
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing de Influência
  • Inbound Marketing
E muito mais...

Hoje o que reina é o Marketing Digital, afinal estamos vivendo uma era em que tudo vira informação. Dentro dele, transformamos essas técnicas dos 4P's para funcionarem na internet. Vamos pensar assim:


  • A Praça são as redes sociais, blogs, sites de notícias ou ecommerces, que é onde seu cliente vai te procurar.
  • A Promoção é onde isso é divulgado e de qual forma, como você se põe online e fala com seu público, transmitindo quais são os seus valores.
  • O Produto e o Preço acabam tendo a mesma definição porém podem ter maiores possibilidades, sendo um produto completamente digital e podendo ser pago online. 
Dentro do marketing digital existem técnicas e estratégias que são feitas para que o público alvo se encante com o produto e se convença de comprar. 

Uma grande diferença entre o tradicional e o digital é que a forma como é divulgado

No marketing tradicional, temos pessoas distribuindo panfletos pelas ruas, outdoors por todos os lados e propagandas na televisão, podendo ser considerado algo um pouco agressivo para o consumidor. Já reparou no mesmo banner sendo divulgado diversas vezes em vários lugares diferentes?

Dentro do marketing digital, a promoção é feita de forma um pouco mais passiva sendo criado um conteúdo específico para o público alvo buscar e chegar até o produto final. Assim, até o relacionamento entre a marca e o cliente se torna mais próximo. 

Para uma empresa ou marca se colocar dentro do mercado, ela precisa criar uma estratégia de marketing digital. Aqui no blog, terão mais assuntos como esse!

Obrigada você que leu até aqui!
Compartilha esse texto com algum amigo ou amiga que está perdido no mundo digital!
Aproveita pra comentar se você já conhecia sobre marketing digital! 
Por hoje é isso!
Beijos de luz ✨








Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário